Educar
não é, e nem pode ser, uma tarefa exclusivamente da escola. A
participação da família, principalmente dos pais, é de grande
importância para o desenvolvimento cognitivo de seus filhos. Na
escola, a criança adquire o conhecimento científico, tem acesso
àquilo que a humanidade construiu e que consolidou nossa raça ao
longo do tempo. Na família, ela aprende os valores culturais que
norteará toda sua vida. Uma coisa completa a outra, se entrelaçam,
mas são distintas. Não podemos ignorar nenhuma, como tampouco
subestimá-las ou substituí-las.
Família
e escola dividem o processo educativo da criança, mas cada qual com
suas atribuições. Escola é escola, não família. Muitos confundem
as atribuições de ambas, dando à escola a função que é dos
pais.
Crianças
que seus pais participam de sua vida escolar aprendem mais e melhor,
e isso não é difícil de ser constatado, dispensando aquelas
pesquisas que só dizem o óbvio. Aprendem mais e melhor porque, com
a ajuda dos pais, veem um objetivo maior naquilo que esta sendo
estudado. Tem um esforço extra, tem uma dedicação maior. Por outro
lado, crianças que não tem o apoio dos pais raramente despertam
interesse pelos estudos, vivem “dando problemas” na escola, não
estudam e não se dedicam. Representam uma catástrofe no sistema de
ensino, tornando-se, mais tarde, uma catástrofe social.
O descaso
pela educação não é apenas por parte dos governantes. A nossa
sociedade, de forma geral, não valoriza o trabalho realizado na
escola, muito menos as pessoas que nela trabalham. As nossas escolas
são um reflexo da nossa sociedade, que se encontra deformada por
desvalores, com inversão de prioridades, onde o que realmente
importa é deixado para depois.
Não é a
escola que vai salvar a Pátria, mas tampouco sem ela a Pátria se
construirá. Precisamos, primeiramente, mudar a visão da sociedade
sobre a educação, dando a ela o caráter social e transformador que
ela realmente possuí, para depois estabelecer padrões de
prioridades, colocando-a em primeiro lugar, com instalações
modernas e profissionais bem pagos. Aí sim começaremos a mudar a
sociedade.
Portanto,
não é apenas da escola o papel de educar. Faz parte, assim como a
família também. Temos muito a caminhar ainda, mas começa com cada
qual exercendo seus deferes. Escola é escola, não família.
Atribuições da família deve ser feita pela família, e não pela
escola. Professores não podem realizar as tarefas atribuídas aos
pais.
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